Ondinas (Heine) (1908, MNAC).
Le Moulin Rouge (c. 1904-1910, MNAC)
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A blusa azul (c. 1920, MNAC).
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Manhã na praia da Caparica (MNAC).
Adriano Sousa Lopes nasceu no Vidigal (em Leiria), começando a sua vida profissional como ajudante de farmácia. Em 1898, sendo apoiado por Afonso Lopes Vieira, matriculou-se na Academia de Belas-Artes de Lisboa , onde foi discípulo de Luciano Freire e Veloso Salgado. Posteriormente, ganhou o concurso de pensionista e foi para Paris, onde foi aluno de F. Cormon. Na sua pintura foi influênciado por Serolla e Besnard, tendo pintado aspectos de feiras e romarias que expôs no salon parisiense. Durante 1.º Guerra Mundial esteve na frente, desenhando apontamentos do que podia ver, elaborando uma série de desenhos e gravuras, que depois expôs na Sociedade Nacional de Belas-Artes. Em 1929, foi nomeado director do Museu Nacional de Arte Contemporânea. A sua obra mostra influência do impressionismo e do simbolismo, mas mantendo uma forte componente académica, que se nota sobretudo nas pinturas de história.
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Born in Vidigal, near Leiria, he studied at the Academy of Fine Arts in Lisbon, where he was a disciple of Luciano Freire and Veloso Salgado. He completed his studies in Paris, under the supervision of F. Cormon. His paintings display a wide range of influences: a modernised form of academic art that approaches symbolism in more ambitious works, and post-impressionist landscape painting in a number of registers, linked to his travels in France and Italy. During the First World War he went to the front, putting together a remarkable series of drawings, later engraved, which suggest the influence of Goya. In 1929 he was appointed director of the National Museum of Contemporary Art, and from this point on he dedicated himself to History paintings, which were destined for the Military Museum and the Noble Hall at the Palace of São Bento. He continued his characteristic landscape work, prolonging the memory of the techniques and motifs of impressionism.
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Bibliografia / Bibliography:
Desenhos dos Séculos XIX e XX, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, 1975; Raquel Henriques da Silva, «Romantismo e Pré-Naturalismo», in História da Arte Portuguesa, Do Barroco à Contemporaneidade, Temas e Debates, 1995, pp. 329-367.
Desenhos dos Séculos XIX e XX, Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, 1975; Raquel Henriques da Silva, «Romantismo e Pré-Naturalismo», in História da Arte Portuguesa, Do Barroco à Contemporaneidade, Temas e Debates, 1995, pp. 329-367.
Gostei bastante! Não conheço bem a obra deste pintor.
ResponderEliminarDas telas apresentadas as que mais me alimentaram foram Ondinas e A Blusa Azul,
Obrigada, Margarida e um bom feriado! :)
Obrigada Ana! Bom feriado!:))
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