Sem Título (1945-1953, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado)
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Manhã no Tejo (1945-1953, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado)
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Esforço (1945-1953, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado)
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A Caminho (1945-1953, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado)
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Encontro (1950, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado)
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«Editor e um dos mais importantes e interessantes fotógrafos amadores da década de 50 em Portugal, apesar da sua breve carreira e vida. Foi em conjunto com este seu irmão, Francisco Lyon de Castro, que fundou, em 1945, as publicações Europa-América, naquela que viria a tornar-se uma das editoras de referência no panorama editorial português do pós-guerra. A sua linha editorial assentou na defesa da publicação de muitos autores proibidos pela Censura, além de ter apostado na importação de autores estrangeiros, o que levou a incidentes frequentes com a Censura e a PIDE. Em 1952, fundam o projecto do periódico Ler, Jornal de Letras, Arte e Ciências, de que Adelino Lyon de Castro viria a ser o editor, com a participação regular de nomes como Piteira Santos, José Cardoso Pires, Maria Lamas, Mário Dionísio, António Quadros, José Régio ou Orlando Ribeiro. Tendo usado como pretexto a morte prematura do seu editor, Adelino Lyon de Castro, em 1953, a Censura viria a proibir a publicação do jornal ainda nesse ano. O cunho marcadamente político e de preocupações sociais da sua actividade editorial viria a influenciar também o seu percurso como fotógrafo amador. Pertenceu a uma das associações fotográficas mais relevantes da década de 50, o Foto Clube 6x6, fundado em 1950 e sediado em Lisboa. A sua relação intensa e próxima com os meios literários e artísticos de resistência à Ditadura, aproximou-o das Exposições Gerais de Artes Plásticas (EGAP), imbuídas da estética neo-realista, levando-o à participação na secção de Fotografia na 5.ª EGAP. Participou em inúmeros salões fotográficos nacionais e internacionais. A totalidade do seu espólio fotográfico foi doada ao MNAC – Museu do Chiado em 2009».
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Emília Tavares in MNAC.
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Editor and one of the most important and interesting amateur photographers of the 50's in Portugal, despite his brief career and life. Together with his brother, Francisco Lyon de Castro, founded, in 1945, the Europe-America publications, that would become one of the leading publishers in the post-war Portuguese publishing scene. His editorial line was based on the defense of the publication of many authors prohibited by Censorship, in addition to betting on the importation of foreign authors, which led to frequent incidents with Censorship and PIDE. In 1952, they founded the project for the journal Ler, Jornal de Letras, Arte e Ciências, of which Adelino Lyon de Castro would become the editor, with the regular participation of names such as Piteira Santos, José Cardoso Pires, Maria Lamas, Mário Dionísio, António Quadros, José Régio or Orlando Ribeiro. The markedly political and social concerns of his publishing activity would also influence his career as an amateur photographer. He belonged to one of the most relevant photographic associations of the 50s, Foto Clube 6x6, founded in 1950 and based in Lisbon. His intense and close relationship with the literary and artistic means of resistance to the Dictatorship brought him closer to the General Expositions of Plastic Arts (EGAP), imbued with neo-realistic aesthetics, leading him to participate in the Photography section at the 5th EGAP. He participated in numerous national and international photographic salons. The totality of his photographic collection was donated to MNAC - Museu do Chiado in 2009
Maravilha!
ResponderEliminarPrazer em conhecer seu blog.
janicce.
Beautiful.
ResponderEliminarA Casa Madeira - Obrigada!
ResponderEliminarR's Rue - I agree. Thank you!