Cais do Porto (1942, MNAC, Lisboa)
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Espacilimité (1957, MNAC, Lisboa)
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Babilónia (1968, MNAC, Lisboa)
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Os Portugueses (1970, Centro de Arte Moderna - FCG, Lisboa)
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"Composição período barroco" (Séc. XXI, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa)
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Nadir Afonso Rodrigues nasceu a 4 de dezembro de 1920, em Chaves, Vila Real. Em 1938 ingressou no curso de Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Partiu depois para Paris, em 1946, onde se inscreveu na École des Beaux-Arts para estudar Pintura, e obteve, por intermédio de Portinari, uma bolsa de estudo do governo francês. Colaborou, de 1946 até 1948 e novamente em 1951, com Le Corbusier. No final de 1951 foi para o Brasil, onde trabalhou com Oscar Niemeyer. Em finais de 1954 estava de regresso a Paris, tendo participado no movimento da arte cinética, expondo em coletivas com Victor Vasarely, entre outros Neste âmbito efetuou a série Espacillimité. Em Chaves projectou a Panificadora, uma obra de referência da arquitectura portuguesa do século XX. Representou Portugal na Bienal de São Paulo, no Brasil, em 1961 e em 1969. Publicou diversos livros, entre eles Les Mécanismes de la Création Artistique (1970). Na sua obra, defendeu uma estética que pressupõe a relação das leis geométricas e universais que existem na Natureza. As suas obras iniciais ligam-se ao expressionismo, em que pintou a cidade do Porto, evoluindo em diversos períodos que desembocam no período fractal, no século XXI. Morreu a 11 de dezembro de 2013, no hospital de Cascais, onde se encontrava internado.
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Cf. Wikipédia [https://pt.wikipedia.org/wiki/Nadir_Afonso].
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Nadir Afonso Rodrigues was born on December 4, 1920, in Chaves, Vila Real. In 1938 he enrolled in the Architecture course at the Escola Superior de Belas-Artes do Porto. He then left for Paris, in 1946, where he enrolled at the École des Beaux-Arts to study painting, and obtained, through Portinari, a scholarship from the French government. He collaborated, from 1946 until 1948 and again in 1951, with Le Corbusier. At the end of 1951 he went to Brazil, where he worked with Oscar Niemeyer. At the end of 1954 he was back in Paris, having participated in the kinetic art movement, exhibiting in collective exhibitions with Victor Vasarely, among others. In this context, he produced the series Espacillimité. In Chaves he designed the Panificadora, a landmark work of 20th century Portuguese architecture. He represented Portugal at the Bienal de São Paulo, in Brazil, in 1961 and 1969. He published several books, including Les Mécanismes de la Création Artistique (1970). In his work, he defended an aesthetic that presupposes the relationship of geometric and universal laws that exist in Nature. His early works are linked to expressionism, in which he painted the city of Porto, evolving in different periods that lead to the fractal period, in the 21st century. He died on December 11, 2013, in Cascais hospital, where he was hospitalized.
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