Ocultação (1950, Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Lisboa)
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Personagens Preciosas (1950-1951, Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa)
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Sem título (1961, Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Lisboa)
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Entrevelas (Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Lisboa)
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Homenagem a Picasso (1981, Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Lisboa)
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«Fez a sua formação artística na Escola de Artes Decorativas de António Arroio (1935–1940) e frequentou o curso de Pintura da Escola de Belas-Artes de Lisboa que cedo abandona. No início dos anos 40 participou nos encontros no café Hermínius. Em 1946 e 1947, integrou a I e II Exposição Geral de Artes Plásticas, conotadas com a estética neo-realista. Entretanto, começa a interessar-se pela estética surrealista e participa como fundador na formação do Grupo Surrealista de Lisboa, em 1947, na exposição que realizam em 1949, integrando as restantes acções do Grupo. Ainda na segunda metade dos anos 40, inicia actividade como crítico de arte nos jornais Mundo Literário e Horizonte-Jornal das Artes. Em 1952, realizou com Marcelino Vespeira e Fernando Lemos uma exposição conjunta, na Casa Jalco. Desenvolve uma actividade artística que contempla desenhos, pinturas, colagens, sendo os trabalhos de «ocultação» aqueles que mais o distinguiram. A partir dos anos 50 evidencia um trabalho estético que marca uma viragem para o domínio da abstracção pela via da não-figuração e do exercício técnico do automatismo e do gestualismo. A sua obra revela um trabalho de forte pendor poético e de interioridade que se centra na atenção pela imagem e respectiva revelação das suas surpreendentes qualidades e capacidades metamórficas, sob um ponto de vista onírico e lírico. Recebeu entre vários prémios, o Grande Prémio Amadeo Souza-Cardoso, em 1999. Realizou também actividade como cenógrafo e ilustrador. Foi director do serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente da Cooperativa de Gravadores Portugueses «Gravura», Vice-Presidente da Association Internationale des Critiques d’Art (AICA) e Presidente da Secção Portuguesa, Director Artístico da revista Colóquio Arte e presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes, desde 1979 até 2002».
-Adelaide Ginga, «Fernando de Azevedo», in Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado - http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/artistas/ver/32/artists; ver também «Fernando de Azevedo», in História das Exposições de Arte Gulbenkian - https://gulbenkian.pt/historia-das-exposicoes/entities/157/ e «Fernando Azevedo», in Grandes Quadros Portugueses, Ep. 15, 2 de Fevereiro de 2019 - https://www.rtp.pt/play/p1102/e387839/grandes-quadros-portugueses
-«He received his artistic training at the António Arroio School of Decorative Arts (1935–1940) and attended the Painting course at the Lisbon School of Fine Arts, which he soon abandoned. In the early 1940s, he participated in meetings at the Hermínius café. In 1946 and 1947, he took part in the 1st and 2nd General Exhibition of Visual Arts, which were associated with neo-realist aesthetics. In the meantime, he began to take an interest in surrealist aesthetics and participated as a founder in the formation of the Lisbon Surrealist Group in 1947, in the exhibition they held in 1949, and took part in the Group's other activities. Also in the second half of the 1940s, he began working as an art critic for the newspapers Mundo Literário and Horizonte-Jornal das Artes. In 1952, he held a joint exhibition with Marcelino Vespeira and Fernando Lemos at the Casa Jalco. His artistic activity includes drawings, paintings and collages, with his works of “concealment” being the ones that have distinguished him the most. From the 1950s onwards, he demonstrated an aesthetic work that marked a shift towards the domain of abstraction through non-figuration and the technical exercise of automatism and gestures. His work reveals a work of strong poetic and interiority that focuses on the attention to the image and the respective revelation of its surprising qualities and metamorphic capacities, from a dreamlike and lyrical point of view. Among several awards, he received the Amadeo Souza-Cardoso Grand Prize in 1999. He also worked as a set designer and illustrator. He was director of the Fine Arts department of the Calouste Gulbenkian Foundation, president of the Portuguese Engravers' Cooperative «Gravura», Vice-President of the Association Internationale des Critiques d’Art (AICA) and President of the Portuguese Section, Artistic Director of the magazine Colóquio Arte and president of the National Society of Fine Arts, from 1979 to 2002».
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