domingo, 3 de agosto de 2025

Bartolomeu Cid dos Santos (1931-2008)

O Barco dos Doidos (1961, Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Lisboa)
-
Atlantis (1972)
-
O Poeta Alberto Caeiro (1984, Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Lisboa)
-
Sem Título (Centro de Arte Moderna Gulbenkian, Lisboa)
-
-
Bartolomeu Vilhena Cid dos Santos nasceu em Lisboa em 24 de Agosto de 1931, sendo filho do cirurgião João Cid dos Santos e neto do médico e historiador de arte Reinaldo dos Santos. Estudou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1950-1956), tendo continuado a sua formação na Slade School of Fine Art, em Londres (1956-1958), cidade onde fixaou residência. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1961 e 1964. Desde 1961, até à data da sua reforma, em 1996, ensinou no Departamento de Gravura dessa escola londrina. Foi Emeritus Professor in Fine Art da Universidade de Londres e Fellow do University College London; membro da Royal Society of Painter-Printmakers. Foi professor visitante da Universidade de Wisconsin, em Madison (1969 e 1980), na Konstkollan Umea, Suécia (1977 e 1978), no National College of Art em Lahore, Paquistão (1986 e 1987) e na Academia de Artes Visuais de Macau.
Expôs desde 1951, na 6ª Exposição Geral de Artes Plásticas, da Sociedade Nacional de Belas Artes (Lisboa). Em 1959 participou na exposição 50 Artistas Independentes, na mesma instituição, onde realizou a primeira exposição individual, ainda nesse ano. Em 1961, foi-lhe atribuído o Prémio de Gravura na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian. Trabalhou com a Galeria 111, Lisboa, desde 1969, até à data da sua morte. Ao longo da vida rxpôs em diversas exposições colectivas, quer em Portugal, quer no estrangeiro, destacando-se Avant Garde British Printmaking 1914-1960 no Museu Britânico (1990), e Signatures of the Invisible em Londres, na Atlantis Gallery (2001). Individualmente, também realizou várias exposições, não só em Lisboa e outras cidades portuguesas, como internacionalmente. Em 1992, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Faleceu em Londres, em 21 de Maio de 2008.
Pertencente à terceira geração de artistas modernistas portugueses, a sua obra centrou-se na gravura, mas teve também produção significativa noutras áreas, como o desenho, a pintura e o azulejo. «A viagem e a exploração são temas constantes e transversais na sua obra» (Gomes, 2014). Nela sobressai a série dos "Labirintos", que criou a partir do final de 1969, depois de descobrir a obra do escritor Jorge Luís Borges (que lhe fora sugerido por Paula Rego) e o filme 2001: Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick. Na década seguinte explorou a ombinação da montagem fotográfica com a água-forte. Mais tarde dedicou-se a uma série evocativa da Ode Marítima de Fernando Pessoa / Álvaro de Campos. Realizou grandes painéis de pedra gravada para o metropolitano de Tóquio (Estação Nihonbashi) e de Lisboa (Estação Entre Campos).
-
Bibl.: «Bartolomeu Cid dos Santos», in Wikipédia [https://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_Cid_dos_Santos]; Inês Gomes, «Bartolomeu Cid dos Santos», 2014, in Centro de Arte Moderna Gulbenkian [https://gulbenkian.pt/cam/artist/bartolomeu-cid-dos-santos/].
-
Bartolomeu Vilhena Cid dos Santos was born in Lisbon on August 24, 1931, the son of surgeon João Cid dos Santos and grandson of physician and art historian Reinaldo dos Santos. He studied at the Lisbon School of Fine Arts (1950-1956) and continued his training at the Slade School of Fine Art in London (1956-1958), city where he later resided. He received a scholarship from the Calouste Gulbenkian Foundation from 1961 to 1964. From 1961 until his retirement in 1996, he taught in the Printmaking Department of that London school. He was Emeritus Professor of Fine Art at the University of London and a Fellow of University College London, and a member of the Royal Society of Painter-Printmakers. He was a visiting professor at the University of Wisconsin, Madison (1969 and 1980), at Konstkollan Umea, Sweden (1977 and 1978), at the National College of Art in Lahore, Pakistan (1986 and 1987), and at the Academy of Visual Arts of Macau.
He exhibited his work since 1951 at the 6th General Exhibition of Visual Arts of the National Society of Fine Arts (S.N.B.A., Lisbon). In 1959, he participated in the exhibition "50 Independent Artists" at the same institution, where he held his first solo exhibition in that year. In 1961, he was awarded the Printmaking Prize at the 2nd Exhibition of Visual Arts of the Calouste Gulbenkian Foundation. He worked with Galeria 111, Lisbon, from 1969 until his death. Throughout his life, he exhibited in numerous group exhibitions, both in Portugal and abroad, including Avant Garde British Printmaking 1914-1960 at the British Museum (1990) and Signatures of the Invisible at the Atlantis Gallery in London (2001). He also held several solo exhibitions, not only in Lisbon and other Portuguese cities, but also internationally. In 1992, he was awarded the rank of Commander of the Order of Prince Henry the Navigator. Died in London on May 21, 2008.
Belonging to the third generation of Portuguese modernist artists, his work focused on printmaking, but also produced significant works in other areas, such as drawing, painting, and tile. "Travel and exploration are constant and cross-cutting themes in his work" (Gomes, 2014). Of particular note among his works is the "Labyrinths" series, which he created in 1969, after discovering the work of the writer Jorge Luis Borges (who had been suggested to him by Paula Rego) and Stanley Kubrick's movie 2001: A Space Odyssey. In the following decade, he explored the combination of photographic montage and etching. Later, he dedicated herself to a series evocative of Fernando Pessoa/Álvaro de Campos's "Ode Marítima." He created large engraved stone panels for the Tokyo subway (Nihonbashi Station) and Lisbon (Entre Campos Station).

Sem comentários:

Enviar um comentário