sábado, 1 de dezembro de 2012

Raul Lino (1879-1974)


Casa dos Patudos, Alpiarça (1904, Link)
-

(Casa do Cipreste, 1912, Link)
-
Maqueta de Cenário para O Milagre (Museu Nacional do Teatro, Link)
-
«O Cão» (1911, in Animais nossos AmigosLink)
---
Raul Lino nasceu em Lisboa, a 21 de Novembro de 1879. Por decisão de seu pai, em 1890, foi viver para a Inglaterra, onde estudou num Colégio Católico (Windsor). Continuou os estudos na Alemanha onde, entre 1893 e 1897, frequentou a Handwerker und Kunstgewerbeschule (Hannover) e o ateliê de Albrecht Haupt. De volta a Portugal, começou a exercer actividade como arquitecto, apesar de só em 1926 ter recebido o diploma oficial de arquitectura. Entre os seus numerosos projectos arquitectónicos, onde procurou criar uma linguagem moderna inspirada na habitação tradicional portuguesa, destacamos apenas alguns: a Casa dos Patudos (para José Relvas, 1904); a Casa do Cipreste (1912); e o cinema Tivoli (1924). Como artista foi autor também de desenhos de mobiliário, peças de cerâmica, azulejos e ilustrações; como teórico escreveu numerosos livros e artigos sobre arquitectura, entre os quais nomeamos A Nossa Casa - Apontamentos sobre o Bom Gosto na Construção das Casas Simples (1918) e A Casa Portuguesa (1929). Em 1932, foi membro fundador da Academia Nacional de Belas-Artes, exercendo o cargo de Vice-presidente e Presidente, respectivamente em 1947 e 1967. Também integrou o Conselho Directivo da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Desde 1934, que começou a trabalhar para a Direcção dos Edifícios e Monumentos Nacionais, onde foi Director da Secção das Casas Económicas, Arquitecto Chefe da Repartição de Estudos e Obras em Monumentos, Superintendente Artístico para os Palácios Nacionais; Vogal da Comissão para Aquisição de Mobiliário e Director de Serviço dos Monumentos Nacionais.
-
Bibl.: Arquivo da DGEMN (IHRU-Forte de Sacavém); António Maria Pinto Leite (coord.), Raul Lino – Artes Decorativas, Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, 1990; Maria do Carmo Sousa Lino, As Artes Decorativas na Obra de Raul Lino, Lisboa, Universidade Lusíada, 1999 (Tese de Mestrado); Irene Ribeiro, Raul Lino, pensador nacionalista da arquitectura, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 1994; Joana Santos, Raul Lino (1879-1974), Quidnovi, 2011.
---
Raul Lino was a Portuguese architect, that studied in England and in Germany, where he worked with Albrecht Haupt. Back to Portugal, he projected hundreds of houses, as well as designed furniture, made illustrations and other artistic expressions, mainly linked with interior design. He also wrote books and texts about architecture like A Casa Portuguesa (The Portuguese House, 1929).
---
Wikipedia.

3 comentários:

  1. Margarida,
    Já vi a Casa do Cipreste num livro mas não me lembro da imagem com o frade. É um relicário?
    Muito interessante e as casas tinham uma volumetria e decoração que me encanta.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca lá entrei e não tenho a certeza quanto ao frade. Um relicário não será, mas não sei o que possa ser. Eu gosto muito de Raul Lino. Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Não sabia nada da vida dele... E tem coisas sem dúvida muito bonitas! bjs
    Obrigada pelo Award, mas não sei onde o vou buscar...

    ResponderEliminar