terça-feira, 27 de julho de 2010

Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929)

Sarau (1880)
-

Retrato de Artur Loureiro (1882)
-
Retrato de D. José Pessanha (1885, MNAC)
-
A Chávena de Chá (1898, MNAC)
-
Retrato de Eduardo Brazão (1909-1911, MNAC)
-
Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929) estudou pintura na Academia de Belas-Artes onde foi discípulo de Miguel Ângelo Lupi. Era filho de um artista do romantismo, Manuel Maria Bordalo Pinheiro, e irmão do caricaturista Rafael Bordalo Pinheiro. As suas pinturas ligam-se inicialmente ao realismo, figurando a sociedade burguesa do seu tempo. Contemporâneo dos pintores naturalistas do Grupo do Leão, fez parte desse agrupamento e com eles conviveu e expôs, mas raramente se interessou pela pintura de paisagem ou de costumes, que caracterizou a obra dos seus colegas. Em contrapartida, desde 1880 que se dedicou cada vez mais ao tema do retrato, com o qual se notabilizou, tendo retratado pessoas da sua família e figuras eminentes da intelectualidade portuguesa. Também se destacou como pintor de naturezas mortas, de grande sensibilidade, sendo este um tema que se adequava ao seu gosto por espaços fechados e sombrios. Fez também pintura religiosa, histórica e decorativa, inspirando-se muitas vezes nos temas camonianos, que muito apreciava. Além de pintor, foi professor da Escola de Belas-Artes de Lisboa e director do Museu Nacional de Arte Contemporânea, sendo ainda o artista responsável pelo desenho da Bandeira Nacional.

Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929) studied Painting at the Fine Arts' Academy, with Miguel Ângelo Lupi as a teacher. His father, Manuel Maria Bordalo Pinheiro, was a Romantic artist himself, and he had famous caricaturist Rafael Bordalo Pinheiro as a brother. His paintings initially dwell on the Realism, featuring XIXth century bourgeois society. Contemporary with the "Grupo do Leão" naturalist painters, he belonged to the grouping, having also co-exhibited some work, although he never showed any interest in the landscape or societal painting characteristic to his colleagues. Setting his own path, he increasingly devoted himself since 1880 to portrait paintings, which made him famous, featuring not only his distinguished family but many prominent figures of portuguese society and intelligentsia. He also became notable by his sensible still-llife paintings, a theme suited for his predillection of enclosed, dark spaces. Finally, he also made important work in religious, historical and decorative art, often inspired by much adored Camonian themes. Besides being a painter, he teached at Lisbon's Fine-Arts School and run the Contemporary Art National Museum for many years on the beginning of the XXth century, and he was responsible for the design of the Portuguese National Flag.

2 comentários:

  1. Gostei de ver estas pinturas juntas e de me aperceber que já as tinha visto.

    Escrevi para o Grémio Literário mas não me enviaram nenhuma resposta sobre o autor do retrato de Alexandre Herculano.

    Do conjunto o que gosto mais é o de D José Pessanha por causa do espelho e não só.

    Obrigada Margarida por este perfil histórico. :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu pela visita!:)
    Eu também gosto bastante do retrato de D. José Pessanha.

    ResponderEliminar