domingo, 18 de julho de 2010

Vasco Fernandes, o Grão Vasco





















Anunciação, Grão Vasco, 1506-11, Museu de Lamego

Assunção da Virgem, Grão Vasco, início do séc. XVI, Viseu


S. João Baptista e Santo António, Grão Vasco, 1515, Museu do Caramulo


S. Sebastião, Grão Vasco, 1530, Viseu

Pentecostes, Grão Vasco, 1535, Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra

A informação histórica mais antiga a respeito de Vasco Fernandes data apenas de 1501-02, ano em que já era pintor, casado e residente em Viseu. Sabe-se que faleceu nesta cidade entre o final de 1542 e o início do ano seguinte.
O recurso a uma paleta sombria mas com uma extraordinária diversidade tonal, o sensível manuseamento da luz, cujas virtualidades explora para representar o espaço em profundidade e para espacializar a forma, ou a plasticidade que obtém na poderosa modelação de panejamentos, com formas invariavelmente muito elaboradas, são elementos que permitem individualizar o seu muito personalizado processo artístico. Mas as caracteristicas que imediatamente se lhe associam passam pela poderosa caracterização fisionómica dos rostos e pelo envolvimento dramático das figuras, pelo realismo e minucioso descritivo dos cenários e dos adereços, que habitualmente reflectem ambientes e objectos simples do quotidiano familiar e religioso.

The oldest recorded mention on Vasco Fernandes is only from 1501-02, when he was already a professional artist, married and established at Viseu. It is also known he passed away here between the end of 1542 and the beginning of the following year.
The dark but extraordinarily versatile color use, the sensible handling of the light, whose properties he explored to represent the deepness of the space and to "spatialize" the shapes, or the plasticity he obtained when fiercely modeling the draperies, always with highly elaborate shapes, all these are elements which allow us to identify his rather unique artistic process. But the characteristics most often associated with him are the powerful phisionomic face detailing and the subjects' dramatic enclosing, and the scenarios and props' realistic and precise describing, which usually reflect simple objects and environments of family and religious routine.

Dalila Rodrigues, em Arte Portuguesa da pré-história ao século XX, vol. 6

2 comentários:

  1. Os panejamentos de Grão Vasco são verdadeiramente bonitos bem como a paleta de cores.
    O seu post está muito interessante. Fiz por curiosidade e gosto um curso breve de História da Arte Portugesa com a Doutora Dalila Rodrigues de quem cita a fonte.
    Boa noite!

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