sábado, 10 de dezembro de 2011

António Carvalho de Silva Porto (1850-1893)

Na Ilha de Capri (1877, Museu Grão Vasco).
-
Rua de Barbizon (1874-1879, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves).
-
Canoas (Setúbal) ? (1883, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves).
-
Moinho do Estevão, Alcochete (1885-1887, Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves).
-

Lugar do Prado (Santa Marta - Minho) (1892, Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves).
---
António Carvalho de Silva Porto nasceu no Porto em 11 de Novembro de 1850. Em 1865, iniciou os seus estudos na Academia Portuense de Belas Artes, onde foi aluno de Thadeu de Almeida Furtado e João António Correia. Em 1873, venceu um concurso para o pensionato em Paris, onde concorreu na categoria de Pintura de Paisagem, tendo partido para a capital francesa na companhia de Marques de Oliveira. Em Paris, frequentou a Escola Nacional e Especial de Belas Artes e foi aluno de Yvon, Cabanel, Beauverie e Groseillez. Durante esse tempo, deslocou-se com frequência a Barbizon e a Auvers-sur-Oise, onde teve possibilidade de conviver com outros pintores, principalmente com Charles Daubigny e seu filho Karl. A sua aprendizagem foi completada com uma estada em Itália onde permaneceu entre 1877 e 1878. Neste último ano, voltou a Paris e realizou uma viagem pela Bélgica, Holanda, Inglaterra e Espanha, empenhado em completar a sua formação artística. Já em Portugal, no ano de 1879, foi convidado pelo Vice-Inspector da Academia de Belas Artes de Lisboa, Delfim Guedes (futuro Conde de Almedina), para reger nessa Academia a cadeira de Pintura de Paisagem. Em Lisboa, Silva Porto frequentou a Cervejaria Leão d’Ouro, tendo-se reunido à sua volta um grupo de artistas e escritores que ficou conhecido pela designação de Grupo do Leão. Quando o Grupo do Leão se extinguiu para dar lugar ao Grémio Artístico, Silva Porto foi presidente desse novo agrupamento. Este artista, representante do Naturalismo em Portugal, ficou sobretudo conhecido como pintor de paisagens, colhidas principalmente nos meios rurais.
---
Texto resumido de MatrizNet 
---
António de Carvalho da Silva Porto was a Portuguese naturalist painter. Born in Porto, he studied there under João António Correia and T. Furtado, then continued his studies in Paris and Rome. While in Paris he exhibited his work in the Salon and in the World´s Fair of 1878. In Paris, he studied with his friend João Marques de Oliveira, where they were pupils of Adolphe Yvon and Alexandre Cabanel. They became followers of the naturalist Barbizon School, and brought the new school of painting to Portugal, when they returned in 1879.
---
From Wikipedia.

2 comentários:

  1. Vi algumas telas dele no Museu Soares dos Reis e gostei. Conhecia mas muito mal. Capri, onde já estive é retratado de um modo muito diferente do que esperava.
    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar