domingo, 5 de dezembro de 2021

Costa Mota Sobrinho (1877-1956)

Nossa Senhora do Carmo (1908, Museu de José Malhoa, Caldas da Rainha)
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Busto Actor Taborda (1909, Museu de Cerâmica, Caldas da Rainha)
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Pote com Feijão Verde (1910, Museu de José Malhoa, Caldas da Rainha)
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Leiteira e Bule (1908-1916, Museu de Cerâmica, Caldas da Rainha)
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Justiça (1921, Museu da Assembleia da República, Lisboa)
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António Augusto da Costa Motta (Sobrinho), nasceu em Coimbra em 1877. Em 1889, ingressou na Escola Industrial Brotero, onde teve por mestre António Augusto Gonçalves que o introduziu na arte da cerâmica. Em 1893, frequentou o Curso Geral de Desenho da Escola de Belas Artes de Lisboa, onde foi aluno e discípulo de Simões de Almeida Tio e de António Augusto Costa Motta, tio. Em 1897, ingressou no Curso de Escultura Estatuária. Em 1902, participou, com seu tio, no Monumento a Afonso de Albuquerque, inaugurado no mesmo ano, em Lisboa. Em 1903, casou com Carlota Cid Rodrigues, partindo no ano seguinte para Paris, onde trabalhou com o Mestre Jean-Antoine Injalbert. Nesta fase, participou no Salon de Paris, sendo premiado pela Manhã de S. João. Em 1906, já em Lisboa, expôs na  Sociedade Nacional de Belas-Artes, recebendo a 1ª medalha. Por indicação de Brito Camacho, foi convidado para a direcção artística da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha. Em 1909, participou no 7º Salão da SNBA, com várias peças de cerâmica, onde recebeu novamente a 1ª medalha. Em 1914, regressou a Lisboa. Em 1913, a pedido de Júlio Dantas, modelou o busto de Fialho de Almeida para a Biblioteca Nacional. Em 1917, expôs na SNBA a Sagrada Família (bronze) e o busto do Actor Carlos Santos. Em 1921, executou para o Palácio de S. Bento, o gesso A Justiça. No ano de 1928, foi inaugurada a Escola de Cerâmica António Augusto Gonçalves (posteriormente denominada António Arroio), onde criou as decorações, recorrendo a composições florais geometrizadas e integrando o medalhão com o busto de António Augusto Gonçalves na fachada. No ano seguinte, assumiu a direcção da escola (que manteve até 1947). Em 1931, recebeu o diploma especial da Exposição Colonial Internacional de Paris, onde, com Raul Lino, colaborou na conceção do Pavilhão de Portugal. Em 1938, executou a encomenda do Conselho Nacional de Turismo para a realização dos 13 grupos escultóricos representando os Passos da Via Sacra para as Capelas do Buçaco. Morreu em 1956, em Lisboa.
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Cf. «Costa Mota, sobrinho (1877-1956)», in Assembleia da República; Matriznet.
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António Augusto da Costa Motta (Nephew), was born in Coimbra in 1877. In 1889, he entered the Brotero Industrial School, where he had António Augusto Gonçalves as his master, who introduced him to the art of ceramics. In 1893, he attended the General Drawing Course at the Lisbon School of Fine Arts, where he was a student and disciple of Simões de Almeida Tio and his uncle António Augusto Costa Motta. In 1897, he entered the Statuary Sculpture Course. In 1902, he participated, with his uncle, in the Monument to Afonso de Albuquerque, inaugurated in the same year, in Lisbon. In 1903, he married Carlota Cid Rodrigues, leaving the following year for Paris, where he worked with Master Jean-Antoine Injalbert. At this stage, he participated in the Salon de Paris, receiving an award for the Manhã de S. João. In 1906, already in Lisbon, he exhibited at the National Society of Fine Arts, receiving the 1st medal. By recommendation of Brito Camacho, he was invited to the artistic direction of Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha. In 1909, he participated in the 7th SNBA Salon, with several ceramic pieces, where he again received the 1st medal. In 1914 he returned to Lisbon. In 1913, at the request of Júlio Dantas, he modeled the bust of Fialho de Almeida for the National Library. In 1917, he exhibited at the SNBA the Sagrada Familia (bronze) and the bust of Actor Carlos Santos. In 1921, he executed the plaster A Justiça for the Palácio de S. Bento. In 1928, the António Augusto Gonçalves Ceramics School (later named António Arroio) was inaugurated, where he created the decorations, using geometric floral compositions and integrating the medallion with the bust of António Augusto Gonçalves on the façade. The following year he took over the direction of the school (which he maintained until 1947). In 1931, he received the special diploma from the International Colonial Exhibition in Paris, where, with Raul Lino, he collaborated in the design of the Pavilhão de Portugal. In 1938, he carried out a commission from the National Tourism Council for the realization of 13 sculptural groups representing the Steps of the Via Sacra for the Chapels of Buçaco. He died in 1956 in Lisbon.

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