domingo, 4 de junho de 2023

André Gonçalves (1685-1762)

Anunciação (c. 1750, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa)


Adoração dos Reis Magos (Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra)

São João Baptista (Museu de São Roque, Lisboa)

Retrato de D. José I (Museu Nacional dos Coches, Lisboa)
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André Gonçalves foi discípulo na oficina do pintor António de Oliveira Bernardes, entre os anos de 1701 e 1704, integrando depois a oficina do pintor genovês D. Julio Cesare Temine, onde aprofundou a formação inicial. Entrou para a Irmandade de São Lucas em 1711 e trabalhou muitas vezes em parceria com outros pintores, nomeadamente Francisco Vieira Lusitano e Inácio de Oliveira Bernardes, filho do seu primeiro mestre. Executou trabalhos para Camarate (1714), Mafra (c. 1730) e Brasil (1730); para os Paulistas (1731), Menino Deus (1730­‑1740), Madre de Deus (1746­‑1750 e 1759), Hospital de Todos­‑os­‑Santos (c. 1750), Misericórdia (1761), tudo em Lisboa; Palácio de Queluz (1752); Convento de Castelo Viegas, Colégio de Santo Agostinho e Misericórdia em Coimbra (c. 1750- ‑60); e capela do Palácio dos Condes de Oeiras (c. 1760­‑61).
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José Alberto Machado, André Gonçalves: Um pintor do barroco português, Universidade de Évora, 1992 (Tese de Doutoramento); Susana Flor e Pedro Flor, Pintores de Lisboa, Séculos XVII-XVIII, A Irmandade de S. Lucas, Lisboa, Scribe 2016, pp. 128-129.
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André Gonçalves was a disciple in the workshop of the painter António de Oliveira Bernardes, between 1701 and 1704, later joining the workshop of the Genoese painter D. Julio Cesare Temine, where he deepened his initial training. He joined the Brotherhood of São Lucas in 1711 and often worked in partnership with other painters, namely Francisco Vieira Lusitano and Inácio de Oliveira Bernardes, son of his first master. He executed works for Camarate (1714), Mafra (c. 1730) and Brasil (1730); for the Paulistas (1731), Menino Deus (1730‑1740), Madre de Deus (1746‑1750 and 1759), Hospital de Todos‑os‑Santos (c. 1750), Misericórdia (1761), all in Lisbon; Palace of Queluz (1752); Convent of Castelo Viegas, Colégio de Santo Agostinho e Misericórdia in Coimbra (c. 1750-‑60); and chapel of the Palace of the Counts of Oeiras (c. 1760-61).

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